Home
  Notícias
  Conferência científica conjunta NANoREG, PROSAFE e OCDE
 
Notícias gerais
Eventos

O projeto Europeu FP7 NANoREG (http://www.nanoreg.eu/) “A common European approach to the regulatory testing of manufactured nanomaterials”, onde o ISQ é coordenador nacional de um grupo de entidades nacionais – DGS, INSA e IPQ –  está na reta final.  Este projeto de mais de 50 milhões de Euros reuniu 87 parceiros de 19 países, incluindo o Brasil e a Coreia do Sul, em torno de um desígnio comum: contribuir para o desenvolvimento de nanomateriais seguros para os trabalhadores, consumidores e meio-ambiente. Teve como principais objetivos: a) fornecer aos legisladores, a curto-médio prazo, um conjunto de ferramentas para a avaliação de risco e tomada de decisão, através da recolha de dados e realização de estudos piloto de avaliação de risco, a um número de nanomateriais utilizados em produtos; b) desenvolver e/ou validar métodos de ensaio adaptados a um elevado número de nanomateriais e c) estabelecer uma colaboração próxima e duradoura entre as autoridades legisladores/regulamentares e a indústria, na promoção de abordagens comuns, inovadoras, de gestão de risco.

Os principais resultados obtidos serão apresentados na conferência científica conjunta NANoREG, PROSAFE e OCDE, que decorre de 29 de novembro a 1 de dezembro, em Paris, tendo o ISQ sido convidado a estar presente como parceiro do NANoREG e membro do Strategic Policy Group do projeto ProSafe (H2020).

Para saber mais sobre o evento, aceda ao site do projeto Europeu Prosafe aqui.

Ainda, para mais informações acerca dos principais resultados obtidos ao longo do projeto NANoREG, convidamos toda a comunidade a ler a última newsletter do NANoREG aqui.


 

Data de publicação: 28/11/2016