Home
  Notícias
  Quinta Newsletter do projeto NANoREG
 
Notícias gerais
Eventos

O projeto Europeu FP7 NANoREG (http://www.nanoreg.eu/) “A common European approach to the regulatory testing of manufactured nanomaterials” está na reta final.  

Um dos principais resultados do NANoREG é o documento Framework for the Safety Assessment of nanomaterials, que estará acessível brevemente. Este documento estabelece um enquadramento dos nanomateriais e das estratégias de avaliação da sua segurança, no contexto do regulamento Europeu REACH (parte I do documento) e propõe novas estratégias, práticas e eficientes do ponto de vista económico, que também poderão ser aplicadas (parte II do documento). De entre elas destaca-se o Safe-by-Design, que está atualmente a ser aplicado pelo ISQ, no âmbito de projeto H2020 PROCETS.

Também no âmbito do NANoREG foi desenvolvida uma “Toolbox” que será disponibilizada publicamente até ao final de 2016, e que poderá ser utilizada pela indústria, legisladores, entidades reguladoras, comunidade científica e outras entidades interessadas, no âmbito da avaliação de risco de nanomateriais. Esta, não é mais que uma base de dados, estruturada de forma a complementar e a apoiar a implementação do Framework for the Safety Assessment of nanomaterials, que lista as diversas ferramentas –  procedimentos de ensaio (quer para caracterização físico-química, quer para a realização de ensaios toxicológicos e ecotoxicológicos, etc.,), bases de dados, documentos normativos, documentos guia, árvores de decisão, etc., – atualmente existentes e passíveis de serem utilizadas, no contexto do REACH, algumas das quais desenvolvidas no âmbito do NANoREG.  

Os resultados, de elevada qualidade, obtidos ao longo dos 7 workpackages do projeto NANoREG, contribuirão, certamente, para esclarecer as incertezas existentes acerca da segurança dos nanomateriais. Espera-se, através destes, contribuir para a avaliação do Risco e para a definição do seu contexto de utilização através de recomendações e/ou regulamentação Europeia e Internacional.

Finalmente, é de referir que o consórcio NANoREG concordou em tornar os dados e os deliverables do projeto disponíveis publicamente. Estes dados, poderão ser utilizados no âmbito de outros projetos a decorrer ou em atividades futuras. Esta iniciativa, apoiada por todos os parceiros, reflete o interesse comum de continuar a contribuir de uma forma concertada para o desenvolvimento responsável das nanotecnologias.

Para mais informações acerca dos principais resultados obtidos ao longo do projeto NANoREG, convidamos toda a comunidade a ler a última newsletter do NANoREG aqui


 

Data de publicação: 28/11/2016