Home
  Notícias
  PORTUGAL RECEBEU REUNIÃO DO PROJETO EUROPEU NANOREG
 
Notícias gerais
Eventos

 

 

 

 

PORTUGAL RECEBEU REUNIÃO DO PROJETO EUROPEU NANOREG

Portugal acolheu entre os dias 19 e 21 de maio, uma reunião do projeto Europeu “NANoREG – A common European approach to the regulatory testing of nanomaterials, que o PToNANO – “Plataforma para o Desenvolvimento Responsável e Sustentável da Nanotecnologia e dos Nanomateriais”, integra desde 2013.

Esta reunião juntou, em Lisboa, mais de 170 cientistas e especialistas internacionais no domínio das nanotecnologias, nanotoxicologia, avaliação de risco e regulamentação, assim como algumas das principais empresas/indústrias Europeias que actuam no âmbito das nanotecnologias, com o objetivo de proporcionar a partilha de conhecimentos, a discussão de resultados do projeto e as suas aplicações na regulamentação dos nanomateriais à escala internacional.

A crescente utilização de nanomateriais manufacturados, materiais à escala nanométrica que são produzidos intencionalmente pelo homem, e suas aplicações nos mais diversos sectores, desde produtos alimentares, químicos, farmacêuticos, têxteis, cerâmicas, materiais de construção civil, componentes electrónicos, etc., torna premente estabelecer estratégias que permitam garantir a segurança destes para a saúde humana e para o ambiente, sem detrimento da inovação e do desenvolvimento económico e social da nanotecnologia. A nanotecnologia foi identificada pela Comissão Europeia como Tecnologia Facilitadora Essencial (TFE) na sua Comunicação «Uma estratégia europeia para as Tecnologias Facilitadoras Essenciais – uma ponte para o crescimento e o emprego». De forma a garantir a utilização plena de todas as potencialidades inerentes à nanotecnologia, uma abordagem “Safe-By-Design”, onde tanto a funcionalidade como a segurança dos produtos são asseguradas, deve ser integrada ao longo de toda a Cadeia de Valor.

 O projeto NANoREG assenta num grupo de questões propostas, por reguladores e legisladores, numa fase inicial do projeto, identificadas como críticas para a garantia da segurança dos nanomateriais. Com base nestas, o projeto NANoREG, através de uma abordagem multidisciplinar, envolvendo reguladores/legisladores, indústria e ciência, propõem-se a desenvolver um conjunto de ferramentas relevantes e fidedignas para a avaliação de risco desses materiais para a saúde humana e para o ambiente.

 Mais do que um projeto Europeu, o NANoREG, assume-se como um projeto internacional, do qual participam já outros países como o Brasil e a Coreia do Sul, contando neste momento com a participação de mais de 65 entidades. Saiba mais sobre este projeto aqui.

 Ainda no âmbito deste projeto, e durante a presença do consórcio NANoREG em Lisboa, realizou-se também no dia 18 de Maio de 2015, no Auditório do ISQ, o workshop “Desenvolvimento Responsável da Nanotecnologia”, promovido pela plataforma portuguesa PToNANO. Para mais informações acerca da plataforma PToNANO, visite o site www.PToNANO.pt .

 

 

 

 


 

Data de publicação: 27/05/2015