A Nanotecnologia em Portugal: Conhecer o presente para construir o futuro

Participe neste grande estudo nacional, que permitirá desenhar o mapa atual das nanotecnologias, em Portugal 

 

Mapa de Portugal

No âmbito do projeto NANoREG decorre, actualmente, um estudo nacional com o objectivo de identificar as principais necessidades e lacunas de conhecimento em matéria de saúde, segurança e ambiente, na produção e/ou utilização de nanomateriais em Portugal. Este estudo permitirá, por exemplo, identificar que nanomateriais manufacturados são manipulados em território nacional e em que condições de segurança.

Com esta finalidade, foram elaborados dois inquéritos para diferentes públicos-alvo:
 

Inquérito “Situação Atual da Nanotecnologia em Portugal – Saúde, Segurança e Ambiente” a ser respondido pelas entidades que produzem ou utilizam nanomateriais na sua actividade (e.g. Indústria, Centros tecnológicos, Universidades, institutos de Investigação, entre outras).

  

Inquérito “Nanotecnologia em Portugal – Legislar para Competir” a ser respondido por todas as entidades, envolvidas ou com interesse em nanotecnologia (e.g. Decisores políticos, Entidades Reguladoras, Associações, NGOs, Agências de financiamento, entre outras).

 

Pretende-se que o estudo contribua para um melhor conhecimento da realidade nacional e dos seus principais atores, podendo eventualmente ser usado para a definição de políticas no âmbito das nanotecnologias.

Contamos com a sua participação!