O NANoREG é o primeiro projeto europeu que pretende responder a questões fundamentais da saúde, segurança e ambiente no domínio da legislação/regulamentação, relativamente ao desenvolvimento e utilização das Nanotecnologias.
O projeto de investigação NMC visa a conceção de novos materiais celulósicos, micro/nano celuloses e xilanas, para desenvolvimento de aplicações avançadas.
NANoREG – “A common European approach to the regulatory testing of nanomaterials”
O Projeto NANoREG é um projeto criado ao abrigo do 7º Programa Quadro da Comissão Europeia, contrato n º 310584. Com um orçamento estimado em cerca de 50 milhões de euros, e mais de 65 parceiros, o projeto NANoREG iniciado em 1 de março de 2013 decorrerá até 31 de agosto de 2016 (42 meses).
Enquadramento
As nanotecnologias e o uso de nanomateriais manufacturados (MNMs) possuem um elevado potencial económico e inovador. Os benefícios decorrentes das novas propriedades e funcionalidades que podem surgir aquando da manipulação da matéria à escala nanométrica revolucionarão virtualmente todos os sectores económico-sociais. Contudo, a rápida inovação tecnológica e a crescente disponibilidade de novos produtos contendo nanomateriais no mercado contrastam com o ainda insuficiente conhecimento acerca dos efeitos que estes podem exercer sobre a saúde humana e sobre o ambiente ao longo do seu ciclo de vida, representando um grande desafio em matéria de regulamentação.
O NANoREG é o primeiro projeto europeu que pretende responder a questões fundamentais da saúde, segurança e ambiente no domínio da legislação/regulamentação, relativamente ao desenvolvimento e utilização das Nanotecnologias com base na avaliação científica de métodos e resultados, por forma a minimizar os riscos de exposição ocupacional e a introduzir no mercado produtos contendo nanomateriais que sejam seguros para o consumidor e para o ambiente, contribuindo, assim, para a promoção da inovação, competitividade e desenvolvimento responsável das nanotecnologias.
Estão envolvidos no projeto decisores políticos, indústria e comunidade científica. Esta abordagem interdisciplinar envolvendo estes três atores chave irá contribuir significativamente para a redução dos potenciais riscos associados aos MNMs e produtos contendo MNMs.
Objetivos técnico-científicos:
- fornecer aos legisladores um conjunto de ferramentas para a avaliação de risco e tomada de decisão através da recolha de dados e realização de estudos piloto de avaliação de risco, para um número seleccionado de nanomateriais utilizados em produtos;
- desenvolver e/ou validar métodos de ensaio adaptados a um elevado número de nanomateriais;
- estabelecer uma colaboração próxima e duradoura entre as autoridades legisladores/regulamentares e a indústria, na promoção de abordagens comuns de gestão do risco inovadoras.
Consórcio
Neste projeto, encontram-se envolvidas várias entidades europeias, dotadas de competências e valências em diferentes áreas de conhecimento. São elas:
Documentos de Divulgação
NANoREG Newsletters:
- NANoREG Newsletter 3 - Março 2015
- NANoREG Newsletter 2 - Agosto 2014
- NANoREG Newsletter 1 - Fevereiro 2014
Para mais informações sobre o NANoREG por favor visite o sítio oficial www.nanoreg.eu
Coordenador Europeu |
Coordenador Nacional |
|
|
Ministry of Infrastructure and the Environment |
ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade |
Plesmanweg 1-6, 2597 JG Den Haag, |
Taguspark – Oeiras |
NMC – “Novos Materiais Celulósicos - Conceção de Novos Materiais Celulósicos para desenvolvimento de aplicações avançadas”.
Este projeto é apoiado pelo Programa Operacional Fatores de Competitividade (COMPETE/QREN)
Enquadramento
A investigação internacional sobre celulose, o bio polímero mais abundante na natureza, tem revelado possibilidades muito promissoras de criação de novas aplicações de elevado valor acrescentado e consequentemente de valorização da fileira florestal. Acresce que o aumento dos preços do petróleo e uma maior apetência dos consumidores por produtos sustentáveis têm vindo a viabilizar progressivamente a produção com base em materiais de fontes renováveis, alternativos aos de origem petroquímica.
A conjuntura atual e as expectativas de evolução no sector da pasta e papel, levaram já a que grupos empresariais do setor formulassem estratégias de diversificação, desenvolvendo novos produtos tais como nanocelulose, como forma de reduzir a exposição aos mercados em determinados segmentos.
A Portucel, enquanto empresa da fileira florestal com forte vocação exportadora, procura reforçar a sua competitividade acompanhando o desenvolvimento da “bioeconomia” e posicionando-se na rampa de crescimento inicial deste novo mercado.
A celulose micro/nano fibrilada tem vindo a ganhar um enorme interesse em diversos setores produtivos à escala mundial. As razões deste interesse passam pelas excecionais características, tais como elevada resistência, suavidade, baixa densidade e bio degradabilidade, e as potenciais aplicações da celulose micro/nano fibrilada, salientando-se a produção de bio nano compósitos.
Portugal é um dos principais produtores de pasta de Eucalyptus globulus, espécie vegetal com um grande teor de hemiceluloses na sua maioria xilanas, pelo que a investigação proposta neste projeto pretende avaliar as potencialidades desta espécie na produção de xilanas.
Principais Objetivos do Projeto
- Avaliar a viabilidade de novas áreas de negócio
(nomeadamente novos materiais celulósicos obtidos a partir da pasta kraft de Eucalyptus globulus) - Criar novos produtos transacionáveis
(nomeadamente micro/nano celuloses e xilanas) - Comprovar a viabilidade de uso dos novos materiais celulósicos disponíveis
(como materiais de base para novas aplicações avançadas)
Consórcio
Neste projeto, encontram-se envolvidas várias instituições do SCT, sistema científico e tecnológico, em regime de co-promoção, cujas competências e respetivas valências em diferentes áreas de conhecimento concorrem para o desenvolvimento do trabalho de investigação necessário para suportar o desenvolvimento de soluções inovadoras para a produção de micro / nano celulose e xilanas, objetivo maior do Projeto.
A empresa Portucel - Empresa Produtora de Pasta e Papel, é o promotor líder do projeto NMC e assegura a gestão global do projeto. |
O RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel assegura a componente da gestão técnica e científica do projeto. |
Entidades do SCT participantes no projeto:
UA - Universidade de Aveiro através do Laboratório Associado CICECO (Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos), e QOPNA (Química Orgânica de Produtos Naturais e Agroalimentares). |
UC - Universidade de Coimbra através do CIEPQPF - Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra). |
UBI - Universidade da Beira Interior através do Departamento de Química |
UNL - Universidade Nova de Lisboa através da Faculdade de Ciências e Tecnologia |
ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade através do Núcleo de Ambiente e do Centro de Segurança. |
Em regime de sub contratação participam ainda:
IST – Instituto Superior Técnico através do Instituto de Ciências e Engenharia de Materiais e Superfícies (ICEMS) (Separação com membranas) e do Centro de Processos Químicos (CPQ) (Cristalização com anti solventes). |
PIEP - Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros |
BIOTREND - uma empresa de biotecnologia. |
Coordenador NMC |
Contacto ISQ |
|
|
Portucel - Empresa Produtora de Pasta e Papel S.A. |
ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade |