Nanoreg

O NANoREG é o primeiro projeto europeu que pretende responder a questões fundamentais da saúde, segurança e ambiente no domínio da legislação/regulamentação, relativamente ao desenvolvimento e utilização das Nanotecnologias.

Ler mais

 


Novos Materiais Celulósicos

O projeto de investigação NMC visa a conceção de novos materiais celulósicos, micro/nano celuloses e xilanas, para desenvolvimento de aplicações avançadas.

Ler mais

 

 

 


Nanoreg

NANoREG – “A common European approach to the regulatory testing of nanomaterials”

O Projeto NANoREG é um projeto criado ao abrigo do 7º Programa Quadro da Comissão Europeia, contrato n º 310584. Com um orçamento estimado em cerca de 50 milhões de euros, e mais de 65 parceiros, o projeto NANoREG iniciado em 1 de março de 2013 decorrerá até 31 de agosto de 2016 (42 meses).

 

Enquadramento

As nanotecnologias e o uso de nanomateriais manufacturados (MNMs) possuem um elevado potencial económico e inovador. Os benefícios decorrentes das novas propriedades e funcionalidades que podem surgir aquando da manipulação da matéria à escala nanométrica revolucionarão virtualmente todos os sectores económico-sociais. Contudo, a rápida inovação tecnológica e a crescente disponibilidade de novos produtos contendo nanomateriais no mercado contrastam com o ainda insuficiente conhecimento acerca dos efeitos que estes podem exercer sobre a saúde humana e sobre o ambiente ao longo do seu ciclo de vida, representando um grande desafio em matéria de regulamentação.

O NANoREG é o primeiro projeto europeu que pretende responder a questões fundamentais da saúde, segurança e ambiente no domínio da legislação/regulamentação, relativamente ao desenvolvimento e utilização das Nanotecnologias com base na avaliação científica de métodos e resultados, por forma a minimizar os riscos de exposição ocupacional e a introduzir no mercado produtos contendo nanomateriais que sejam seguros para o consumidor e para o ambiente, contribuindo, assim, para a promoção da inovação, competitividade e desenvolvimento responsável das nanotecnologias.

Estão envolvidos no projeto decisores políticos, indústria e comunidade científica. Esta abordagem interdisciplinar envolvendo estes três atores chave irá contribuir significativamente para a redução dos potenciais riscos associados aos MNMs e produtos contendo MNMs.

 

Objetivos técnico-científicos: 

 

Consórcio

Neste projeto, encontram-se envolvidas várias entidades europeias, dotadas de competências e valências em diferentes áreas de conhecimento. São elas:

Ministerie van Infrastructuur en Milieu Stichting dienst landbouwkundig onderzoek (RIKILT)
JRC Joint Research Centre Consiglio Nazionale delle Ricerche 
Bundesanstalt fuer Arbeitschutz und Arbeitsmedizin Association Saint Yves 
Det Nationale Forskningscenter Forabejdsmiljo Nederlandse Organisatie voor Toegepast Natuurwetenschappelijk Onderzoek 
Rijksinstituut voor Volksgezondheid en Milieu Institut National de l'environnement et des Risques 
Bundesinstitut fuer Risikobewertung Agence National de Securite Sanitaire de l'alimentation, de l'environnement et du travail  
Centre National de la Recherche Scientifique BioNanoNet Forschungsgesellschaft mbh 
AIT Austrian Institute of Technology GmbH Lunds Universitet 
Institute of Occupational Medicine GenØk - Senter for biosikkerhet 
TEMAS AG Technology and Management Services Universitetet i Bergen 
Fundacion GAIKER Eidgenoessisches Departement des Innern 
Nanotechnology Industries Association AISBL Veneto Nanotech S.C.p.A. 
BASF SE Instituto Tecnologico del Embalaje, Transporte y Logistica 
The provost, fellows, foundation scholars & the other members of board the college of the holy & undivided trinity of queen Elizabeth near Dublin Universidad de Lleida 
Karolinska Institutet Stiftelsen SINTEF 
Norsk Institutt for Luftforskning Universitaet Leipzig 
Istituto Superiore di Sanita NPL Management Ltd 
Agenzia Nazionale per le Nuove tecnologie, l'energia e lo Sviluppo Economico Sostenibile Laboratoire national de métrologie et d'essais 
Statens arbeidsmiljoinstitutt Laboratorio Iberico Internacional de Nanotecnologia 
Acondicionamiento Tarrasense Associacion Tyoeterveyslaitos - Finnish Institute of Occupational Health 
Institut National de Recherche et de Securite Universitetet for miljo og biovitenskap 
Facultes Universitaires Notre-Dame de la Paix de Namur Fundacion Tekniker (IK4) 
Commissariat a l’Energie atomique et aux energies alternatives Chalmers Tekniska Hoegskola AB 
Geochem Research BV Instituto de Soldadura e Qualidade 
Public Health England Turvallisuus ja kemikaalivirasto 
Centrum voor Onderzoek in Diergeneeskunde en Agrochemie Bayer MaterialScience AG 
Universitat Autonoma de Barcelona Arkema France SA 
Fondazione Istituto Italiano di Tecnologia Stora Enso OYJ
Asociacion de investigacion de las industrias de la construccion SP Sveriges Tekniska Forskningsinstitut AB 
UPM-Kymmene OYJ   

Documentos de Divulgação

NANoREG Newsletters:

 

Para mais informações sobre o NANoREG por favor visite o sítio oficial www.nanoreg.eu

 

Coordenador Europeu 

Coordenador Nacional

 Tom van Teunenbroek

 Helena Gouveia

 tom.van.teunenbroek@nanoreg.eu

 hngouveia@isq.pt

Ministry of Infrastructure and the Environment

ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade

Plesmanweg 1-6, 2597 JG Den Haag,
Netherlands

Taguspark – Oeiras
Av.Prof.Dr.Cavaco Silva,33
2740-120 Porto Salvo

Topo

 


 

 

NMC – “Novos Materiais Celulósicos - Conceção de Novos Materiais Celulósicos para desenvolvimento de aplicações avançadas”. 

Este projeto é apoiado pelo Programa Operacional Fatores de Competitividade (COMPETE/QREN)

Enquadramento

A investigação internacional sobre celulose, o bio polímero mais abundante na natureza, tem revelado possibilidades muito promissoras de criação de novas aplicações de elevado valor acrescentado e consequentemente de valorização da fileira florestal. Acresce que o aumento dos preços do petróleo e uma maior apetência dos consumidores por produtos sustentáveis têm vindo a viabilizar progressivamente a produção com base em materiais de fontes renováveis, alternativos aos de origem petroquímica.

A conjuntura atual e as expectativas de evolução no sector da pasta e papel, levaram já a que grupos empresariais do setor formulassem estratégias de diversificação, desenvolvendo novos produtos tais como nanocelulose, como forma de reduzir a exposição aos mercados em determinados segmentos.

A Portucel, enquanto empresa da fileira florestal com forte vocação exportadora, procura reforçar a sua competitividade acompanhando o desenvolvimento da “bioeconomia” e posicionando-se na rampa de crescimento inicial deste novo mercado.

A celulose micro/nano fibrilada tem vindo a ganhar um enorme interesse em diversos setores produtivos à escala mundial. As razões deste interesse passam pelas excecionais características, tais como elevada resistência, suavidade, baixa densidade e bio degradabilidade, e as potenciais aplicações da celulose micro/nano fibrilada, salientando-se a produção de bio nano compósitos.

Portugal é um dos principais produtores de pasta de Eucalyptus globulus, espécie vegetal com um grande teor de hemiceluloses na sua maioria xilanas, pelo que a investigação proposta neste projeto pretende avaliar as potencialidades desta espécie na produção de xilanas.

 

Principais Objetivos do Projeto

 

Consórcio

Neste projeto, encontram-se envolvidas várias instituições do SCT, sistema científico e tecnológico, em regime de co-promoção, cujas competências e respetivas valências em diferentes áreas de conhecimento concorrem para o desenvolvimento do trabalho de investigação necessário para suportar o desenvolvimento de soluções inovadoras para a produção de micro / nano celulose e xilanas, objetivo maior do Projeto.

A empresa Portucel - Empresa Produtora de Pasta e Papel, é o promotor líder do projeto NMC e assegura a gestão global do projeto.
O RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel assegura a componente da gestão técnica e científica do projeto. 

Entidades do SCT participantes no projeto:

UA - Universidade de Aveiro através do Laboratório Associado CICECO (Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos), e QOPNA (Química Orgânica de Produtos Naturais e Agroalimentares).
UC - Universidade de Coimbra através do CIEPQPF - Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra). 
UBI - Universidade da Beira Interior através do Departamento de Química 
UNL - Universidade Nova de Lisboa através da Faculdade de Ciências e Tecnologia 
ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade através do Núcleo de Ambiente e do Centro de Segurança. 

Em regime de sub contratação participam ainda:

IST – Instituto Superior Técnico através do Instituto de Ciências e Engenharia de Materiais e Superfícies (ICEMS) (Separação com membranas) e do Centro de Processos Químicos (CPQ) (Cristalização com anti solventes).
PIEP - Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros
BIOTREND - uma empresa de biotecnologia.

 

Coordenador NMC

Contacto ISQ

 António Mendes de Sousa

 Marco António Estrela

 mendes.sousa@portucelsoporcel.com

 maestrela@isq.pt

Portucel - Empresa Produtora de Pasta e Papel S.A.
Quinta de S. Francisco, Apartado 15,
3801-501 Eixo

ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade
Taguspark – Oeiras
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva,33
2740-120 Porto Salvo

Topo