Quem Somos
O consórcio PToNANO é uma parceria estabelecida entre 4 entidades nacionais:
- Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ)
- Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP (INSA)
- Instituto Português da Qualidade, IP (IPQ)
- Direção-Geral da Saúde (DGS)
O célere e crescente desenvolvimento dos nanomateriais e de produtos contendo nanomateriais, a sua produção em larga escala e a progressiva introdução no mercado têm suscitado particular atenção da maioria dos governos, da comunidade científica e tecnológica, e do público em geral, relativamente ao impacto destes materiais na saúde humana e no meio ambiente.
O conhecimento limitado das características físico-químicas dos nanomateriais (e.g. tamanho, forma, área de superfície, estabilidade), do potencial (geno) tóxico, da natureza dos vários mecanismos envolvidos, devido à diversidade de materiais existentes e à complexidade das suas interacções com os sistemas biológicos, levantam muitas interrogações acerca do potencial risco de exposição humana. Além disso, em consequência da elevada produção e utilização de nanomateriais, a sua libertação no meio ambiente é inevitável, pelo que o conhecimento acerca do seu ciclo de vida, incluindo a interacção destes com os ecossistemas (a mobilidade e a persistência no solo, água e ar, bioacumulação e interacções com materiais químicos e biológicos) é fundamental para avaliar o risco e prevenir consequências irreversíveis.
Daí a urgência em empreender acções que possibilitem clarificar o maior número possível de incertezas relacionadas com a segurança destes materiais, ao longo do seu ciclo de vida, e que permitam tirar o maior partido do elevado potencial inovador, económico e social dos nanomateriais.
Neste contexto, o PToNANO surge como uma abordagem multidisciplinar de natureza científica, legislativa, tecnológica e industrial, com a ambição de contribuir para o desenvolvimento responsável e sustentável das nanotecnologias e reforçar a posição de Portugal no contexto europeu e internacional.
São objetivos do PToNANO:
- Estabelecer uma estreita colaboração com a indústria, a comunidade científica e demais entidades com interesse em nanotecnologia de forma a explorar sinergias e facilitar a sua comunicação e disseminação.
- Efectuar um levantamento nacional das indústrias, institutos de I&D e demais interessados, e identificar as principais necessidades e lacunas de conhecimento em matéria de saúde, segurança e ambiente, na produção, utilização e fim de vida de nanomateriais.
- Produzir evidência científica acerca da potencial toxicidade dos nanomateriais; participar no desenvolvimento de metodologias de teste adequadas e normalizadas e em round robin tests.
- Colaborar no desenvolvimento de abordagens de análise de risco, adequadas aos nanomateriais, e no de estratégias “Safe by Design” para a produção de nanomateriais ou produtos contendo nanomateriais (mais) seguros.
- Contribuir no apoio à decisão regulamentar participando activamente em várias iniciativas nacionais e europeias.
- Envolver a sociedade e informar acerca dos benefícios das nanotecnologias e do seu uso seguro e responsável.