Quem Somos

 O consórcio PToNANO é uma parceria estabelecida entre 4 entidades nacionais:


O célere e crescente desenvolvimento dos nanomateriais e de produtos contendo nanomateriais, a sua produção em larga escala e a progressiva introdução no mercado têm suscitado particular atenção da maioria dos governos, da comunidade científica e tecnológica, e do público em geral, relativamente ao impacto destes materiais na saúde humana e no meio ambiente.

O conhecimento limitado das características físico-químicas dos nanomateriais (e.g. tamanho, forma, área de superfície, estabilidade), do potencial (geno) tóxico, da natureza dos vários mecanismos envolvidos, devido à diversidade de materiais existentes e à complexidade das suas interacções com os sistemas biológicos, levantam muitas interrogações acerca do potencial risco de exposição humana. Além disso, em consequência da elevada produção e utilização de nanomateriais, a sua libertação no meio ambiente é inevitável, pelo que o conhecimento acerca do seu ciclo de vida, incluindo a interacção destes com os ecossistemas (a mobilidade e a persistência no solo, água e ar, bioacumulação e interacções com materiais químicos e biológicos) é fundamental para avaliar o risco e prevenir consequências irreversíveis.

Daí a urgência em empreender acções que possibilitem clarificar o maior número possível de incertezas relacionadas com a segurança destes materiais, ao longo do seu ciclo de vida, e que permitam tirar o maior partido do elevado potencial inovador, económico e social dos nanomateriais.

Neste contexto, o PToNANO surge como uma abordagem multidisciplinar de natureza científica, legislativa, tecnológica e industrial, com a ambição de contribuir para o desenvolvimento responsável e sustentável das nanotecnologias e reforçar a posição de Portugal no contexto europeu e internacional.

 

 

 

 

São objetivos do PToNANO: